terça-feira, 13 de janeiro de 2009

(Re)aproveitando

Ganhei de Natal um presente de grego do meu primo: um galão da Heineken, desses de 5 litros, porém vazio. E olha que nem "Inimigo Oculto" era. Fiquei curioso em saber como seria o sistema de gás interno, e resolvi abrí-lo. Um alicate e uma chave de fenda já resolveram o problema. Abri com todo cuidado, para não rasgar as mãos, e por fim consegui remover a tampa superior do galão. A lataria não sofreu grandes danos, ao contrário dos meus dedos.


O sistema é bem interessante: existe em seu interior uma lata branca, parecida com essas de desodorante, com uma tampa. A lata fica submersa no líquido e, à medida que o nível de líquido vai baixando, a pressão tende a cair também. Assim, a lata vai liberando o gás, equalizando a pressão no interior do galão, que por sua vez é maior que a atmosférica. A liberação do gás ocorre porque na tampa da lata existe uma borracha com uma mola, que alivía quando a pressão decai.


Provavelmente, o galão irá virar uma lata de lixo de cozinha, ou um "guarda-trecos", ou ainda um cofre de moedas. Isso ainda irei decidir. Alguma sugestão?

3 comentários:

Amanda disse...

Adorei o mecanismo!!!Você tinha que ser mecatrônico mesmo...nunca vi gostar tanto de desmontar as coisas!!!Adorei lindo...bjokas

Dudu Safar - Zaca disse...

uhahuahuahuauhauh
nem foi presente de grego.. foi dado com muito carinho!!! asuhauhhuahuahuahua
Vc mesmo que pediu... pois é manduca... vai gostar de desmontar os troços... uauhauhauhauhauhauhahu

matheus disse...

huasshuahsuahs
cara hj eu tava sem ter o q fazer,
ai eu olhei o meu barril e fale : vai se ele msm
eu achei muito loko esse tubo de gas .. mas ate agora nao achei uma finalidade pra ele..
to pensando em encher ele de gas de novo .. mas nao sei pra q