quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

[REC] Versus Quarantine

Sempre tive afeição aos filmes de horror, mesmo àqueles que não fizeram tanto sucesso. Mas, mesmo assim, continuo achando muito criativas as idéias dos diretores, mesmo que os filmes não saiam com tanta qualidade. Na terça-feira assisti a um daqueles filmes de baixo custo, como cloverfield, The Blair Witch Project, 28 days later, Diary of the dead, entre muitos outros.

Dirigido por Jaume Balagueró e Paco Plaza, o filme de produção espanhola foi em cartaz no dia 23 de novembro de 2007, porém só um ano após sua estréia chegou nas telas Brasileiras.
Em [REC], uma repórter e seu câmera fazem uma reportagem rotineira em uma estação do corpo de bombeiros com a intenção de retratar a profissão dos mesmos, seus estilos de vida e as situações de risco que correm. Acompanhando-os em uma de suas chamadas noturnas, o que parecia uma intervenção rotineira, se transforma em um verdadeiro inferno. Encurralados no interior de um velho edifício, a equipe de bombeiros e de televisão terão que enfrentar um horror desconhecido e mortal: algo sinistro e malígno que extende-se sem controle. Inesperadamente, as regras mudam: o mais importante seria esconder-se. Sobreviver. Tentar escapar. Vencer o medo, antes que o medo os vençam. E seguir gravando, passo a passo, até o último momento.
Bom, até aí tudo bem, até que resolvi ir ao cinema ontem e, na fila da pipoca, vi em cartaz um outro filme: Quarentena.

Fiquei encucado, e resolvi entrar na sessão. No começo do filme já percebi... Mesma repórter, mesmo enredo, câmera-man... O filme é idêntico ao de produção espanhola. É o remake de [REC], com algumas adaptações a mais.

Ficha Técnica ([REC]):
Duração: 85 minutos
Origem: Espanha
Estréia: 14 de Novembro de 2008
Distrubuidora: California Filmes
Direção: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Roteiro: Jaume Balagueró, Paco Plaza
Produção: Julio Fernández
Elenco: Manuela Velasco, Javier Botet, Manuel Bronchud, Martha Carbonell, Claudia Font, Vicente Gil, Maria Lanau, Carlos Lasarte, María Teresa Ortega, Pablo Rosso.
Nota do Blogger: 9

Ficha Técnica (Quarantine):
Duração: 89 minutos
Origem: EUA
Estréia: 16 de janeiro de 2009
Direção:John Erick Dowdle
Elenco: Jennifer Carpenter, Steve Harris, Jay Hernandez, Johnathon Schaech, Columbus Short, Andrew Fiscella, Rade Serbedzija, Greg Germann, Bernard White, Dania Ramirez, Elaine Kagan, Marin Hinkle, Joey King, Jermaine Jackson, Sharon Ferguson.
Nota do Blogger: 8,5

No longa [REC], os atores são mais espontâneos, diferentemente dos americanos, visivelmente mais forçados. Mas, mesmo assim, eu recomendo!

Nenhum comentário: