quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

E o que acontecia a 19 anos atrás...

Mais círculos misteriosos

" Após surgirem na Inglaterra, novos círculos misteriosos apareceram em plantações no sudeste da Austrália, com diversos tamanhos, deixando os cereais amassados e inclinados no sentido dos ponteiros do relógio. Desde que marcas estranhas começaram a aparecer nos campos de trigo do sudoeste da Inglaterra, formando círculos com dezenas de metros de diâmetro, em muitos países foi dado o alerta sobre casos semelhantes. Afirmou-se que eles existiriam nos Estados Unidos, Canadá e Japão. Recentemente, dezenas desses círculos apareceram em plantações no estado de Vitória, no sudeste da Austrália.

Como aquelas registradas na Inglaterra, as formações australianas têm diversos tamanhos e aparecem da noite para o dia, deixando os cereais amassados e inclinados. Como não se tem uma explicação convincente sobre a origem desses círculos, não foi descartada a hipótese de que se trate apenas de uma brincadeira. Há quem atribua sua existência - na Inglaterra ou na Austrália - a causas sobrenaturais. A explicação mais razoável, porém, seria meteorológica: os círculos resultariam de turbilhões causados por nuvens ionizadas na atmosfera. "

Em 1990, a informação estava concentrada em jornais, revistas, rádios, livros e principais canais de televisão. Logo que esta notícia vazou, apareceram aos montes vários desenhos em campos abertos, coincidentemente todos circulares, alguns até muito bonitos e interessantes. Naquela época, realmente, era fácil acreditar ingenuamente de serem óvnis, ou coisa parecida. Hoje, com a internet e a velocidade de informações a que estamos expostos, é simples perceber que aquilo era e continua sendo uma farsa.

O mecanismo é simples: Um indivíduo segura na ponta de um barbante, enquanto um outro segura em outra ponta e que, com a linha esticada, começa a andar em círculos. O primeiro indivíduo, parado, garante ao segundo que o mesmo ande em um círculo quase perfeito. Com uma foice na mão(ou às vezes até mesmo somente pisando nas plantações), o segundo indivíduo anda em círculos e vai desmatando aquela área. Assim, têm-se uma estrutura parecida com o negativo de um pouso de uma aeronave alienígena (dessas, que a gente vê nos filmes).

Por outro lado, foi criada ali uma grande idéia, pois a partir daquele instante as cidades em que os desenhos apareceram atraíram um aglomerado considerável de turistas. Até hoje existem pessoas do mundo inteiro que acreditam que essas 'obras de arte' são feitas pelo Sobrenatural. Aí fica a critério de cada um.

Nenhum comentário: